seg. set 24th, 2018

Dúvidas Frequentes Abafadores Esportivos

Fala galera, tudo certo?

Hoje vamos falar de um assunto que mexe com a cabeça de muito gearhead por ai, abafadores esportivos!

Vou apresentar em tópicos as dúvidas mais frequentes e gerais que a maioria do pessoal que quer colocar um ronco bacana no carro tem.

TAMANHO DO ESCAPE x RONCO

O princípio do abafador é: quanto maior o corpo do escape, mais ruído vindo do motor ele irá abafar, e quanto menor, consequentemente o som será menos abafado.

Ok, mas qual o significado disso?

Quanto maior o abafador, ele vai segurar mais o ruído vindo do motor, devido a seus componentes internos e assim tornando o ronco do carro mais grave e encorpado.

Quanto menor ele for, ele terá menos material em seu interior, assim o ruído produzido pelo motor vai ter menor restrição na saída, tornando o ronco mais alto.

Mas atenção, vai depender muito da composição do material acústico do abafador. A grande maioria é de lã de vidro, e alguns é uma mistura da lã de vidro, com lã de rocha. Ambos são materiais termo resistentes com alta durabilidade.

        

RELAÇÃO MOTOR X ABAFADOR

Não existe uma regra fixa para qual abafador utilizar. Vai do que você procura em questão de ronco e visual para seu carro. Existem abafadores que variam de tamanho e acabamento drasticamente, desde 4 até 8 polegadas de diâmetro externo, alguns tendo saídas duplas, outros a ponta “queimada” (burned tip), pontas chanfradas, acabamentos em fibra de carbono, paredes duplas, etc. Alguns modelos acompanham atenuador de ruídos, com ele é possível diminuir o tamanho da saída do escapamento, o tornando mais silencioso.

Abafadores menores, são indicados para motores de cilindrada menor, como por exemplo 1.0 até 1.6. Os modelos maiores e mais robustos são indicados para motores maiores, como por exemplo a partir de motores 1.8, até os grandalhões que impõe respeito como os 2.5, 2.8 etc. Isso devido ao fluxo produzido em cada motorização, quanto mais o fluxo maior deve ser o volume de material acústico para poder abafar.

Como mencionei acima, são todas indicações e sugestões de uso, que não seguem uma regra. Muita gente busca um visual agressivo para o seu carro, mesmo não tendo motores grandes e muito potentes, acabam montando abafadores grandes para ficar com um visual mais agressivo, imponente e diferenciado. Assim como também, existem pessoas que tem um carro com motor um pouco maior e preferem montar um abafador pequeno, mais discreto.

                                           

 

 

AUMENTO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Muita gente tem receio de mudar o escapamento com a ideia de que o consumo do carro irá aumentar. Por experiencia própria, já tive alguns carros nos quais modifiquei os abafadores intermediários e finais, e não tive mudança nenhuma no consumo ou comportamento do motor. Fiz a modificação buscando um visual mais agressivo, encorpado e diferenciado no meu carro. Geralmente o aumento do consumo de combustível acontece, quando é feito alterações extras no veículo, juntamente ao escapamento. Exemplo seriam os remaps de central, downpipe (para carros turbo), filtro esportivo, intake, coletor dimensionado, etc.

 

INSTALAÇÃO

Existem abafadores com proporções muito grandes para certos modelos de carro, e muitas vezes não encaixam com perfeição ou como a pessoa gostaria. Caixa do estepe, guia do parachoque, fiação, são coisas que podem atrapalhar na hora da instalação. Por isso, quando for escolher um abafador esportivo para o seu carro, sempre:

– Verifique o comprimento e largura do abafador comparado com o original (ou o que está atualmente no carro)

– Verifique se irá precisar fazer cortes ou adaptações no parachoque do veiculo

Se possível, peça uma opinião profissional sobre o que fazer no seu escapamento, as vezes um olhar de fora pode trazer ideias que agradem bastante e sejam interessantes pra tornar seu projeto mais exclusivo!

Algumas adaptações para a modificação do sistema de escapamento são necessárias e é indicado ser realizada por um profissional que irá fazer o serviço com facilidade. Dentre elas está a remoção dos abafadores originais, serviço de solda para fixação dos abafadores esportivos e vedação do encanamento, suporte dos abafadores esportivos e dobra de encanamento.

 

Espero ter conseguido sanar dúvidas que várias pessoas possuem em relação aos abafadores e escapamentos!

Agora que você já está bem informado, acesse o nosso site e confira nossos abafadores esportivos pra dar aquele upgrade no xodó!

Grande abraço e até a próxima!

 

 

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