seg. jul 6th, 2020

Como tirar respingos de tinta da lataria do veículo?

Mesmo com todo o cuidado em proteger o seu veículo de sujeiras e riscos, acidentes acontecem e um dos mais problemáticos e que geram maior dor de cabeça para o dono é o respingo de tinta na lataria. Principalmente se há alguma obra próxima de onde o carro fica estacionado.

Mas não entre em pânico! No guia de hoje vamos ensiná-lo a tirar respingos de tinta sem prejudicar a pintura e a cor original do seu veículo. Continue lendo e aprenda:

Principais questões

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Existem alguns procedimentos possíveis para resolver essa questão. Mas antes de saber qual caminho tomar, é extremamente importante levar em consideração alguns pontos:

O veículo é zero quilômetro?

Veículos novos ou zero quilômetro, com pintura de fábrica têm uma maior resistência em sua lataria, o que ajuda na proteção do veículo e traz possibilidades mais abrasivas em casos de respingos de tinta óleo, por exemplo.

O veículo já foi pintado alguma vez?

Nos automóveis que acabaram de passar por uma nova pintura, o solvente, que é uma opção de remoção dos respingos, não pode ser utilizado porque remove a tinta do veículo. Nesses casos, somente uma nova pintura pode resolver o problema.

Qual é o tipo de tinta que respingou?

Tintas a base de água são mais fáceis de tirar, enquanto outras podem dar mais dor de cabeça durante a remoção, exigindo até mesmo ajuda profissional, dependendo da situação.

Caso não haja conhecimento do tipo de tinta que respingou sobre a lataria do veículo, é preciso redobrar o cuidado ao optar por um processo de remoção, principalmente por causa dos pontos falados anteriormente.

Qual a quantidade de tinta?

Quanto maior a quantidade de tinta, maior deve ser o procedimento de limpeza, principalmente se for uma tinta com maior dificuldade de remoção, exigindo polimento ou, em alguns casos, uma nova pintura no local.

Possibilidades de remoção

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Com todas essas questões em mente, é hora de optar pelo procedimento mais adequado e começar a trabalhar:

Pequenos respingos de tintas a base de água:

Começando pela solução para respingos menos complicados de remover, como é o caso de pigmentos à base de água (tintas látex, por exemplo). Os produtos mais indicados para a tarefa são o querosene, solvente ou polidor preparado. Exceto veículos que acabaram de passar por nova pintura.

Com um pedaço de estopa, molhe na solução e aplique sobre o local com respingos, esfregando até que a tinta indesejada seja removida por completo. Outra opção que pode ser utilizada caso nenhum desses compostos funcione é a massa de polir, que também pode ser aplicada com estopa e manuseada com as mãos.

Se o carro for novo, a pintura costuma ter mais resistência que outras mais antigas e com maior desgaste, o que ajuda na proteção contra os respingos.

Outro caso que é comum acontecer é a chamada “contaminação”, uma das possíveis contaminações é quando pequenas partículas de tinta (poeira de tinta) aderem ao verniz, sem sair na lavagem. Isso faz com que a superfície do carro fique áspera e vá perdendo o brilho.

Para isso, é indicado o uso do Clay Bar. O produto tem uma consistência de argila, e para aplicar basta pegar uma pequena parte e fazer um molde achatado, como uma massinha de modelar – o tamanho deve ficar um pouco menor do que a palma da sua mão. Na sombra, com a superfície limpa e seca após a lavagem, borrife um lubrificante e passe o Clay Bar com movimentos de vai e vem.

Se sentir que o Clay Bar trava no movimento, lubrifique novamente com o borrifador (a falta de lubrificação pode fazer o Clay Bar riscar a superfície). De tempos em tempos, observe a sujeira que fica presa na argila. Depois dobre uma ponta sobre a outra, deixando a sujeira para dentro, e repita o processo.

Respingos maiores e com tintas que não são a base de água:

Caso os respingos de tinta que impregnaram na lataria sejam mais complicados de remover, principalmente se tiverem em uma área maior e de uma tinta que não é à base de água, é preciso optar por outros tipos de solução:

Polimento

Uma delas é o polimento do veículo, mais agressivo que os procedimentos realizados com produtos, mas que remove uma leve camada do verniz da lataria, levando consigo as manchas de tinta indesejáveis também.

O serviço costuma ser mais oneroso que os anteriores por ser realizado por um profissional especializado, porém o resultado final costuma ser bastante satisfatório, removendo também riscos da lataria e trazendo vida nova para a estética do carro.

Porém, também exige cuidados, principalmente se o veículo já passou por polimentos antes. Isso se dá por conta do desgaste do verniz, que pode ser removido por completo por conta do efeito abrasivo do processo.

Repintura

A última opção caso os respingos sejam muito graves é a repintura, seja do local afetado ou do automóvel por inteiro. Ambas as opções costumam ser as mais onerosas entre as soluções e só são recomendadas em último caso, quando não há outra possibilidade de retirar as manchas de tinta.

Outros problemas e dicas

Além dos pontos já citados, existem algumas outras situações menos comuns em relação a acidentes com tinta:

Respingos na lataria com Tinta Spray

Um desses casos é o da tinta spray, que exige maior esforço, principalmente com manchas mais grossas. A solução pode estar no uso de lubrificante WD-40 borrifado sobre a superfície atingida, álcool isopropílico em casos mais superficiais ou com a Clay Bar já citada acima.

Além da lataria, outra parte que pode ser atingida são os vidros do carro. Manchas nas janelas causadas por tinta spray podem ser retiradas com o uso de acetona e uma flanela.

> Já fizemos outro artigo ensinando a tirar manchas do vidro de carros, dá uma passada lá para conferir ;-).

Em todos os casos que citamos, exceto o polimento e a repintura, é indicado o uso de uma cera para finalizar o processo, dando brilho e aumentando a camada de proteção da lataria.

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